27.3.13

Morando sozinha e controle financeiro

Eu não era de prestar atenção em preços, e odiava ir a mercados. Eu estou aprendendo essas coisas na marra. Sempre tive ajuda dos meus pais, no começo me sustentaram por seis meses.  Foi aí que eu peguei o costume de anotar todos os gastos para, no final do mês, enviar por email para eles. Eu não queria abusar mais ainda da ajuda deles, então tentava comprar apenas o que realmente precisava, claro que eu ainda não tinha muita noção do que realmente eu precisava, haha.

Quando passei a me sustentar, não precisava mais enviar a listinha de gastos então relaxei um pouco, parei de contabilizar. Foi só depois de seis meses que voltei a ver o quanto essas coisas eram importantes.
Meu namorado me indicou então um sistema online de controle financeiro, o Organizze, onde você pode anotar sua renda e gastos mensais. Isso me ajudou muito, porque eu nunca lembrava onde estava meu caderninho de controle de gastos e deixava para anotar depois e aí eu esquecia. Também dá para acessar do seu celular. :)
Para quem prefere baixar no computador ao invés de usar um programa online, pode conferir este post da Ray Motta, que indica uma planilha em fofa de controle financeiro para download.
Outra coisa necessária, além de contabiliza os gastos, é poupar dinheiro. Sério, você precisa economizar para gastos maiores ou alguma emergência. Ainda mais em um estágio ou emprego em empresa privada. É fácil abrir uma poupança hoje em dia, ela não tem taxas de juros. Foi só quando abri uma que consegui juntar dinheiro para fazer a minha viagem no meio deste ano e ainda para me sustentar por uns quatro ou cinco meses até eu encontrar outro estágio no semestre que vem (sairei do meu em junho). Assim que eu recebo o salário já mando uma quantidade fixa para a poupança para não ter erro.
Caso você já tenha um emprego mais estável, o legal pode ser abrir uma previdência, que apesar das taxas, tem alguma rentabilidade se o dinheiro for resgatado após, pelo menos, cinco anos. Mas é preciso verificar sempre se o rendimento do plano está superando a inflação. Procure saber mais sobre os riscos antes de abrir uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário