20.8.14

Apresentações em sala de aula e autoconhecimento

As minhas aulas na faculdade começaram e com elas vieram a tarefa de se apresentar para a sala. Dizer quem você é, porque está ali, o que espera da matéria e blá blá blá.

O engraçado é que sempre que eu penso no que vou dizer para me apresentar, a primeira coisa que vem na minha cabeça é dizer de onde eu vim, onde eu morava antes de estar aqui. Como se o lugar de onde eu vim pudesse resumir todo o drama que envolve o autoconhecimento.




Talvez não seja uma questão que envolva o lugar, mas sim a mudança e todo o processo que ela envolve.

Talvez todo mundo já saiba isso, mas foi uma coisa que percebi só depois de duas mudanças de cidade: a gente se fragmenta durante a mudança. É como se a nossa cabeça possuísse várias caixas que precisam ser colocadas no caminhão, mas a correria é tanta que algumas acabam sendo esquecidas e deixadas para trás.

No caminho, outras caixas podem cair do caminhão sem que a gente perceba. E mais para frente, nos cansamos de tanto peso e ficamos apenas com o que damos conta de carregar sozinhos.

Dizer que sou de outro lugar significa que sou fragmentada, que precisei fazer escolhas e que aprendi a manter apenas o essencial. Quer dizer que sei o que é importante para a minha vida. Quer dizer que há espaço para coisas novas preencherem o lugar das coisas que não consegui carregar até aqui, antes de me estabelecer novamente.

Mas, na maioria das apresentações em sala, deixo essa informação de mudança para lá. A fragmentação de si parece pessoal demais para se expor.

6 comentários:

  1. Detesto ter que me apresentar --' Principalmente ter que dizer o que espero da matéria...nunca sei o que dizer.
    Também mudei de cidade, mas digo-o sempre. Os meus professores parecem ter sempre grande interesse em saber de onde viemos xD Mas é só isso, não acrescento mais nada sobre o assunto. Muita gente fica admirada por eu ter vindo de tão longe e por ter tido coragem de me mudar...enfim, é algo que muitos nunca compreenderão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é! Aqui sempre ficam um pouco indignados quando falo que vim sozinha de longe. Poucos compreendem a escolha de deixar amigos e família em busca de novos horizontes. ;/

      Excluir
  2. Gostei muito da reflexão :)

    ResponderExcluir
  3. Texto inteligente! É uma grande verdade, senti exactamente o mesmo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! É bom saber que tem mais pessoas que se sentem assim. haha

      Excluir