2.5.14

Sobre o meu medo de dirigir



Eu acho que já comentei aqui os contratempos que tive para tirar a carteira de habilitação (tive que interromper para transferir o processo porque mudei de cidade). Só para deixar claro: eu sou paulista, então, se eu falar "carta" aqui nesse post, me refiro à carteira de habilitação. Haha.

Bom, o que eu acho que ainda não comentei aqui é que eu tenho medo de dirigir. Eu nunca tinha dirigido antes da autoescola. Então, quando comecei as aulas, mal sabia onde era o freio, acelerador e embreagem (sério).

Fiz as aulas de direção em Brasília morrendo de medo, na minha cabeça, eu não era adulta o bastante para algo perigoso desse nível. Precisei de aulas a mais, reprovei no primeiro teste prático. E passei no segundo por milagre de Deus.

Assim que fui aprovada, mudei para Goiânia. Tive que me acostumar com a estrutura das ruas (aqui, a cidade é toda redonda, cheia de rotatórias para todo o lado) e com o transito "diferente" (Goiânia tem a fama de ter péssimos motoristas, aqui seria necessário um curso de clarividência na autoescola para saber quando seu coleguinha de trânsito está dando seta mentalmente).

Quando mudei, dirigir se tornou uma necessidade. Mesmo morando perto da faculdade, não tem ônibus que vai direto, eu precisaria pegar dois, levaria tempo demais e, ainda, seria num lugar meio perigoso à noite. De carro, em dez minutos estou lá.

No primeiro mês de aula, meu namorado precisou praticamente morar comigo porque eu tinha medo de dirigir sozinha. Medo mesmo, até cheguei a faltar na faculdade para não ter que dirigir. Quando passei a dirigir sozinha, estava um pouco mais confiante, mas o medo sempre presente. A tensão de dirigir por necessidade me fez não gostar de dirigir. O que piorou as coisas.

Atualmente, eu ainda fico nervosa sempre que tenho que sair de casa, mas assim que entro no carro e vejo que ainda me lembro como dirigir, fico mais tranquila. Só que, mesmo depois de três meses e meio, eu apenas faço o caminho da faculdade. Não tenho coragem de pegar o carro e ir para outro lugar sozinha, o que atrasa minha vida. Fico com medo de entrar em ruas erradas por não conhecer bem o trânsito, de chegar no lugar e não conseguir estacionar.

Esse é um medo que estou tendo que superar. Tento focar nos benefícios que isso me traz e estou tirando a frase "não gosto de dirigir" da minha cabeça, não quero falar mais isso porque sei que só piora as coisa.

Enfim, só queria compartilhar essa fase da minha vida com vocês. Obrigada pela visita, pessoas! <3

7 comentários:

  1. Poxa Lia, cada dia mais eu vejo q vc é mais parecida comigo. Sabe, eu também tenho medo de dirigir. É difícil pra um homem confessar isso, pois geralmente os homens se dão bem com o volante (Uma visão um pouco machista, mas é o que acontece). Tudo começou na auto-escola, o meu instrutor era um boçal, e em vez de ter paciência comigo ficava brigando comigo o tempo todo, toda vez que eu fazia alguma merda, ou seja, sempre hahahaah. Aí vc diz: Pq vc não mandou ele ir.. e tal.. Aí eu digo, lembra de quando eu falei q a minha imaturidade durou até os 25 anos? Pois é, eu achava que o problema estava realmente comigo. Eu morava em Brasília, no Guará, e pra quem conhece sabe que lá é um círculo, daí o instrutor falou: Você não está preparado para fazer a prova prática do Detran, mas faça, pois se não terá que pagar tudo de novo: O psicotécnico e as aulas teóricas que eu já havia feito. Peguei o volante e para a minha surpresa fui considerado apto. Eu apto? Que inferno. O estado me considera apto à dirigir, e eu não me considero. Passei por bastante dificuldades: uma vez eu tava voltando da faculdade com um amigo, ele parou perto do estacionado de um mercado e disse: Cara estaciona pra mim, e saiu correndo pro banheiro do mercado. Poxa, vc não imagina a dificuldade que eu tive pra estacionar esse carro. Esse mesmo amigo, machucou o pé no trabalho e disse: Cara leva o meu carro pra sua casa, não vou conseguir dirigir, e amanhã vc o traz. Inventei a desculpa mais esfarrapada do mundo para não ter que dirigir o carro dele. Mas por que todo mundo aprende a dirigir bem e a gente não? Há fatores agravantes. Número um: Eu não tive contato com carros na minha infância, meus pai vivia prometendo que ia me ensinar a dirigir e nunca cumpriu a promessa, aliás morreu sem cumprir nada o que prometia. A minha mãe a mesma coisa, ela ainda é viva, mas não cumpre nada do que promete. Isso me afastou muito deles, mas depois eu t conto melhor. Segundo motivo: Auto escola não te ensina a dirigir. Terceiro motivo: Todo mundo tem dificuldade com alguma coisa, uns é com Computador, outros é falar em público e o nosso é dirigir. O chato é que todo mundo te questiona por que você não dirige, ou compra um carro. Eu sempre inventava as desculpas mais esfarrapadas: Não sou concursado (posso perder a renda), Não ganho bem pra comprar um carro 0 (não queria comprar usado) e coisas do tipo. Pior que a minha situação mudou: Eu tava concursado em Brasília, Renda suficiente pra comprar um carro 0. Aí eu pensei: E agora vou dizer o que? To economizando pra comprar um Porshe, só se for.. Temos que resolver isso. Achei esse site: http://www.dirigindobem.com.br/dirigir/ Marquei umas 6 entrevistas, só de pensar em pegar em carro, já me sentia nervoso. Marquei 25 aulas se não me engano e no fim estava dirigindo muito bem, o instrutores são ótimos. Estava decidido a comprar um carro, quando fui nomeado aqui em Curitiba, mas uma vez o carro vai ter que esperar. E o instrutor falou: Dirigir bem é prática, se vc não comprar o carro logo, vai perder a prática que adquiriu e vai ter q fazer o curso de novo. Daqui a pouco completa um ano e eu não comprei o carro ainda, e nem vou comprar por agora, ou seja terei que fazer outro curso de novo, mas já não me sinto tão incapaz de dirigir um carro. Esses cursos realmente nos ajudam muito. Boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive problemas com meu instrutor, eu sentia que ele enrolava para me ensinar. Eu sempre me saí bem na garagem, mas ficava apavorada na rua e cometia muitos erros e quando eu pedi para ele fazer mais o percurso de rua comigo pq só ir ao local de prova e voltar não estava bastando, ele surtou e foi grosso, disse que não estava ali para ensinar a dirigir e sim passar na prova. Ridículo. E sempre me dei bem com meu pai, mas ele nunca quis me ensinar a dirigir, até hoje não entendi o porque. Haha, eu passaria um sufoco se fosse para estacionar assim, fico imaginando o que você passou! (pena saber que vocês não se davam bem =/). E, sobre a desculpa de estar juntando para um Porshe..hahaha, é ótima! HSAUSHUIA. Interessante seu curso, minha mãe queria muito que eu tivesse feito, mas eu estava mudando pra cá e não queria gastar mais dinheiro, então apenas pedi socorro pro meu namorado e ele me ajudou prontamente. Acho que é isso mesmo que você falou, depois de praticar isso se torna natural, eu ainda estou aguardando isso, mesmo dirigindo uns vinte minutos todos os dias durante uns quatro meses eu ainda não acostumei. haha

      Excluir
  2. Eu também tenho medo. Também nunca tive contacto com um carro antes de ter aulas, mas, ao início, as coisas iam bem. Tudo começou a piorar quando comecei a ter apenas uma aula por semana. Uma semana sem conduzir (ou dirigir, como dizem aí no Brasil :P) foi suficiente para me esquecer de tudo o que já tinha aprendido; parecia que estava a pegar num carro pela primeira vez novamente...foi o desastre total. As aulas começaram a ser um suplício a partir daí, e ainda nem sei como passei no exame logo na primeira tentativa. Correu muito, muito mal e estava certa que ia reprovar. Quando soube que passei, nem consegui ficar feliz, pois achei que não tinha merecido.
    Na cidade onde vivo agora, não tenho carro, pois moro muito perto da faculdade. E, se quero ir a algum lado, há imensos transportes públicos ao meu alcance. Mas, quando volto a casa, é como se todos me quisessem obrigar a pegar num carro novamente, e eu simplesmente não consigo. Desde aquele desastroso exame, fiquei com uma espécie de "trauma" a carros. Às vezes pergunto-me se ganharei coragem para conduzir de novo. Suponho que, um dia, terá que ser...mas ter as pessoas a pressionarem-me para o fazer só piora as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo muito isso! Quando tem feriado por aqui e não vou à faculdade, parece que não sei mais nada, fico nervosa como na primeira vez que andei sozinha. No meu segundo exame não sei mesmo como passei, também fui muito mal, felizmente meus avaliadores estavam de bom humor.
      Todos questionam porque vou ao serviço de ônibus, digo que é para economizar, mas é pelo medo também. E sempre me cobram para ir de carro, estranhando porque prefiro o transporte público (que por aqui é terrível). =/
      Espero que você supere o seu medo, é só não prestar atenção quando as pessoas falarem. É muito pior quando você faz só porque os outros querem mesmo.

      Excluir
  3. Oi Lia, Olha na verdade eu acho que as pessoas são muito vazias, principalmente em Brasília. Você só é alguém se tiver um carro, senão as pessoas nem olham pra você. Por isso nos cobram tanto, e nos questionam tanto porque não dirigimos. Por que não optamos em comprometer 80% da nossa renda em um carro de luxo e viver mal com 20%, mas com o ego inflado. De ter que morar em um barraco, pra poder manter um carro de luxo em uma garagem caindo aos pedaços e pagar um seguro exorbitante. Sim, eu digo não a tudo isso. O certo é termos um transporte público de qualidade. Q q adianta ter um carro pra ficar 2 horas em um trânsito engarrafado, passando raiva. Eu adoro carros. Seria hipocrisia dizer que eu não queria ter um Honda Civic ou um Corolla na minha garagem, mas acredito que minha vida não deve se basear nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, em Brasília o transporte é bem complicado. Tudo é longe. Lembro de sair 14h do estágio e chegar só 16h em casa pela demora do ônibus. Por isso meus primos queriam que eu tirasse logo a carteira. É o que você falou, sinônimo de cidade evoluída é um transporte público de qualidade, e não é o caso de Brasília, que é cheia de pessoas com ego inflado por ter um carro assim ou assado. Você está certo, a vida não deve se basear nisso.

      Excluir
  4. Nossa, eu que tô terminando de tirar a CNH agora já fiquei com medo de ler esse texto! Não sei como pude estar no mesmo carro que vc, dirigindo hauehuaheauhuhuah cara, aí em Go é muito tenso, muita virada...mas vai dar certo! Faltou vc falar da rodovia...hahaha.

    ResponderExcluir