5.10.13

O que você vai ser quando crescer?

As pessoas vivem perguntando para as crianças o que elas querem ser quando crescer. As respostas dos pequenos sempre mudam de uma hora para outra, um dia dizem que querem ser professores, outro dia dizem que querem ser biólogos marinhos, engenheiros ou astronautas.

Os adultos sempre dão risada, debocham, dizem que elas ainda vão mudar de opinião muitas vezes e que isso e aquilo é mais difícil do que parece ou que só é possível em uma região distante dali etc. Adultos nunca se lembram de como era decepcionante ouvir certas coisas quando se é criança. Além de não incentivarem os seus sonhos, ainda tratam a escolha da profissão como a coisa mais importante do mundo e isso vai fazendo com que elas esqueçam a importância do resto conforme vão crescendo.



Entenda de uma vez por todas que a vida não é uma dissertação na qual você escolhe um tema e fica discorrendo linhas entediantes sobre ele até morrer. Você tem muitas decisões para tomar e pode escolher as várias pessoas que você quer ser. Você pode ser o artista mais famoso do seu ateliê improvisado no porão, um grande desenhista de guardanapo, um mochileiro cheio de aventuras para contar, uma bailarina de lotar shows nas horas vagas, um engenheiro de inventos malucos para facilitar a vida no seu próprio meio, professor dos seus próprios filhos, projetista de foguetes de papelão, escritor de um romance...

É importante pensar que se pode ir além da área que escolheu para “trabalhar sério”, insista em aprender um pouquinho de tudo o que te faz feliz e que vai deixar sua vida mais interessante e cheia de diversidade, tenha um hobby, leve a sério algo que te alegra mas não te dá dinheiro. É clichê o que está sendo dito aqui, mas quando olho a minha volta vejo que poucas pessoas perceberam isso.

Chegue aos 60 anos cheio de conhecimentos uteis e inúteis para compartilhar. Envelheça tendo sempre novos planos e coisas em mente para aprender.

É como disseram por aí “você apenas vive uma vez, mas se você fizer isso certo, uma vez é o bastante”.



4 comentários:

  1. Concordo. Nunca soube bem o que quis e estou num curso que não se revelou aquilo que esperava e cujas saídas profissionais já não me atraem muito. Acho mesmo que aquilo que escolhemos estudar não vai ditar o nosso futuro. Podemos ser muito mais do que isso e trabalhar em algo completamente diferente =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu comecei uns cursos que serviram bem pra ver que não nasci para aquilo. E é bom ter essa experiência, a gente se descobre mais um pouquinho :)

      Excluir
  2. oie
    essa é a parte mais complicada da vida, qdo criança sonhamos com tantas coisas, qdo crescemos ficamos meio perdidas, sem saber o q realmente queremos ;D
    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sempre tem a parte do ficar perdida haha. mas é assim mesmo, é uma fase necessária. :) beijo

      Excluir