6.1.14

Alugando um apartamento

Como eu disse nesse post, estou mudando novamente de cidade (UHUL!).
Nesses dois anos que estive em Brasília, morei numa casa que pertencia a um parente. Então, paguei um aluguel muito baratinho, não tive que me preocupar com burocracia da imobiliária, nem nada.
Mas, no final de 2013 percebi a dificuldade que é essa questão de aluguel e tudo mais. Vim aqui comentar um pouquinho sobre como foi esse processo para mim:


1. Achar o apartamento ideal


Isso foi realmente difícil. Eu trabalhei na agência até o dia 18/12 e dia 19 já iria viajar para visitar os meus pais em SP. Eu tinha apenas os fins de semana de novembro e dezembro para ir até Goiânia e procurar, mas grande parte das imobiliárias permitiam a visita aos apartamentos apenas durante a semana. Isso me desesperou porque eu estava com pressa, pois nessa época tem muita gente alugando. Meu namorado, que já morava em Goiânia, passou vários dias saindo do serviço no horário de almoço para visitar apartamentos, então ele filmava, tirava fotos e mandava a opinião dele de cada um, pois as fotos que aparecem nos sites podem dar uma enganadinha, haha.


2. Escolher entre o tamanho e a localização


Isso também foi complicado. Eu tenho um gato que sempre teve um quintal espaçoso para brincar, queria um lugar onde ele tivesse um pouquinho que fosse dessa liberdade. Como eu acabei de tirar carteira de motorista e é complicado de ir de ônibus à minha nova universidade, acabei escolhendo pela localização, o que resultou em ficar com um apartamento de 33m² (1 quarto, cozinha, sala, banheiro, sacada) pelo mesmo preço de um de 55m² com dois quartos ou um flat (dois andares com jardim e sacada) que não ficavam próximo de onde irei estudar.


3. Achar um apartamento que aceitasse animais


Bom, o título já diz tudo. Foram pouquissímos os que aceitaram. Muita gente quer que eu dê o meu gato embora, mas o Mogli já é um filho meu, penso que se uma pessoa adota/compra um animal, ele pertence a ela até o dia da morte. E é assim que será, cuidarei sempre dele.


4. Lidar com a imobiliária


Fui atendida pela ProVenda de Goiânia e não gostei muito dessa imobiliária. O cara que nos apresentou os apartamentos foi ótimo, nos levou em seu próprio carro para verificar cada um. Mas, a pessoa encarregada de cuidar da papelada falava que ia nos ligar e não ligava, falava que ia mandar email com a relação de documentos e não mandava. Nós simplesmente tivemos que cobrar as coisas muitas vezes para receber, e só depois que pagamos a garantia que queriam passaram a nos dar um pouco mais de atenção. Mesmo assim, passaram algumas informações erradas, não sabiam responder outras, fizeram a vistoria do apartamento em outro apartamento (essa parte não sei se é culpa deles ou da proprietária) etc. Foi um saco.


5. Escolher as opções garantia locatória



Foi nessa parte que percebi a burocracia danada que estava me metendo. Essas eram minhas opções:
- 2 fiadores com um imóvel cada um, que morem na cidade ou região metropolitana. Não estava escrito no papel da imobiliária, mas disseram que os dois precisam ganhar 3x o valor do aluguel. (Essa opção é inviável para quem está mudando para um local onde não conhece muita gente que confie para ter esse tipo de vínculo).
- Carta Fiança Bancária: Essa eu nem fui atrás para entender melhor, confesso.
- Título de Capitalização: Você paga uma única vez 10x o valor do imóvel e, quando você decidir sair, se não tiver atrasado nada, nem recebido multa, o dinheiro volta inteirinho para o seu bolso. Mas claro, é muita grana.
- Seguro fiança locatícia: Nesse caso, você paga de 2 a 4x o valor do aluguel para a seguradora e esse dinheiro não volta para você, além disso, é necessário pagar novamente esse valor a cada ano.
- Caução: Você pode pagar um cheque caução, depósito caução ou depósito cautelar de até 3x o valor do aluguel (Em um apartamento que tentei alugar direto com a proprietária, a mulher queria que eu pagasse o caução depositando direto o dinheiro na conta dela para garantir o aluguel antes, que absurdo né? Não se pode pagar isso sem um contrato assinado!). No caso da minha imobiliária, pelo que entendi, era o caução "real", ou seja, através do uso de um imóvel como garantia para o aluguel.


6. Conseguir a documentação


Como eu estava mudando de cidade, tive que sair do emprego para arranjar outro, o que significa que era impossível comprovar renda. O aluguel teve que ser feito no meu nome, mas tendo o nome dos meus pais como responsáveis. Felizmente a imobiliária facilitou nisso, permitindo que eles fizessem a documentação mesmo estando em São Paulo.


7. Corrigir a vistoria


A vistoria é feita para verificar as condições do imóvel antes do aluguel, assim, se tiver algo quebrado eu não precisarei consertar quando sair, e se eu estragar algo, terei que arrumar. Como eu disse ali em cima, fizeram uma vistoria totalmente equivocada. Disseram, por exemplo, que o armário da cozinha era cor mogno com duas prateleiras, sendo que era branco e mal tinha uma prateleira. Certeza que não fizeram a vistoria, tivemos que fazer uma lista enorme e pedir para fazerem uma vistoria de correção.

8. Realizar a mudança


Em uma distância de +/- 280 km, o frete sairia mil reais. Como a maior parte dos móveis que tenho não cabem lá, e o único eletrodoméstico que me pertence era a geladeira e microondas, preferi comprar outra lá pelo mesmo preço. Mas, por não ter um caminhão/qualquer outra coisa de mudança, realizamos várias viagens de carro. É incrível a quantidade de coisa que eu consigo acumular! Os livros precisaram de uma viagem quase que exclusiva para eles (meu bebês haha).Tenho vontade de fazer igual aquelas pessoas que vivem com uma caixinha pequena de coisas para viajar para qualquer lugar, sabe? =/



Ufa, esse post ficou longo também. Mas é isso, galera, só queria partilhar um pouquinho da estrada que percorri até agora. Assim que der conto mais sobre essa nova experiência. :)

9 comentários:

  1. Teve em braços uma tarefa completamente herculeana...

    ResponderExcluir
  2. Um processo mesmo difícil! Mas acho que, no final, vale tudo a pena :) também estou a pensar alugar uma casa, e agora já sei o que me espera! Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, foi difícil no começo. Vi que me sustentar seria mais trabalhoso do que parecia, mas com certeza vale a pena. Boa sorte no aluguel. Espero que tudo saia bem :)

      Excluir
  3. Legal o seu post Lia. Passei pelas mesmas coisas que você passou quando aluguei meu apartamento em Curitiba. Pediram-me vários documentos, vários mesmo, inclusive um comprovante de renda com um valor que eu não tinha. Mudei-me para Curitiba porque passei em um concurso, e antes, eu trabalhava na iniciativa privada e o salário não era suficiente para cobrir os gastos. Na verdade eu já tinha passado em um concurso em Brasília, mas ainda não tinha renda comprovada. Com muita conversa consegui que abrissem uma exceção e aceitaram como comprovante de renda os documentos disponíveis no site da transparência do órgão em que eu iria trabalhar. Mas me exigiram o ato de nomeação, e este eu ainda não tinha. Eu tinha apenas o ato que me convocava para os exames médicos. Eles aceitaram tudo, mas já me exigiram que eu depositasse o valor do primeiro aluguel e o valor caução. Eu falei que não ia depositar, pois havia uma pequena possibilidade, embora quase nula de eu não passar nos exames médicos. A gente sempre acha que está bem, mas nunca se sabe. No final deu tudo certo. Eu escolhi um apartamento mobiliado, com sacada e perto do meu trabalho. Eu realmente admiro sua força de vontade e fico feliz que seu namoro esteja dando certo. Muitas pessoas se deixam levar pelo medo ou pela comodidade. Hoje eu fui fazer uma matrícula em um curso de inglês, e a atendente perguntou? Você é corajoso de mudar de cidade assim de repente. Eu respondi: Não sou corajoso, eu estava morrendo de medo. Mas se deixarmos o medo nos consumir, você não faz nada. Era muito mais cômodo ficar na casa da minha mãe, tendo tudo na mão, mas resolvi mudar, mesmo morrendo de medo. Admiro pessoas como você, e quando eu estava no primeiro dia, morando em curitiba, morrendo de medo, conheci o seu blog, e fiquei mais confortável. Valeu Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, novamente desculpe a demora, ainda não coloquei internet no apartamento, tá uma correria danada, você sabe como é haha. Ainda bem que deu tudo certo para você, eu nunca pensei que fosse ter tanta complicação assim, tive que usar bem mais do que o esperada das minhas economias. Eu quase escolhi um mobiliado, seria muito mais cômodo, mas achei o valor alto demais nos que eu vi perto da faculdade =/. Você tem razão sobre o medo, vivem me dizendo que sou corajosa, mas sou nada, apenas fiz o que tinha que fazer para ir atrás do que eu sonho. Eu sempre tive tudo na mão também, mas vi que se continuasse nessa eu não aprenderia nada. E poxa, é muito legal saber que meu blog te ajudou em algo, sério. =') Eu faço desse cantinho um desabafo mesmo porque no início me sentia super sozinha aqui e precisava de um lugar para me expressar. Eu não podia desabafar com os meus pais no começo pois eles achariam que eu não ia dar conta, e nem sempre os amigos entendem toda a situação ou o porquê você escolheu esse caminho. Muita força para você nessa nova jornada, e compartilhe como está sendo essa experiência, é sempre bom saber de situações parecidas para inspirar e seguir em frente. Te desejo tudo de melhor. :)

      Excluir
  4. Caramba Yoshi, vc disse que era complicado mas eu não sabia que era tanto!!! Muito bom o post cara, com certeza muitas pessoas serão ajudadas por ele! :D Ah, mais uma vez: vai dar tudo certo mulher!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lia, ontem completou três meses que moro sozinho. Eu to começando a sair com o pessoal de Curitiba. Sabe, eu me identifico muito com o seu blog, acho vc uma guerreira. Eu torço para que você seja feliz com o seu namorado, pois estar ao lado de uma pessoa que a gente ama faz a gente se sentir vivo. Eu acho q todo mundo deveria passar pelo o q a gente tá passando, de tomar as rédias da vida e cortar o cordão umbilical. Eu penso em fazer um blog mais pra frente. Daí t convido. Sucesso minha cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos! Finalmente tenho internet, agora responderei mais rápido, haha. Já conhece bastante gente por aí? Acho importante mesmo começar a sair, conhecer gente. Eu não fazia isso quando me mudei, sempre fui muito fechada, isso fez com que eu demorasse a fazer amizades, to tentando mudar esse meu lado nessa nova cidade. E poxa, faz um blog sim (eu até cheguei a procurar achando que você já tinha, haha), é muito bom ter esse espaço de troca de experiência e de registro para não esquecermos nenhum pedacinho dessa nova batalha (e também para deixar quem mora longe conhecer Curitiba e ficar ainda mais com vontade de ir ). Muito sucesso para você, é ótimo te ter por aqui. :D

      Excluir